@psiquematerna
@marianepaula.psicologa
(11) 9.7391-7419
Campesina, Osasco - SP
contato@psiquematerna.com.br
A Psicologia Perinatal é o campo de estudo dos fenômenos psíquicos ligados ao ciclo gravídico-puerperal, ou seja, aos eventos emocionais em “torno do parto” – gravidez, parto e pós-parto. Aqui na Psique Materna, usamos o termo perinatalidade, com uma ideia mais ampla, que não se restringe à gravidez e ao período imediato do parto, mas inclui as fases que antecedem e ultrapassam à gestação e ao pós-parto, assim como seus efeitos sobre a relação entre pais e seus filhos (parentalidade – do inglês, “parents”, que significa pai e mãe. Ou seja, parentalidade é o exercício dessas funções de ser pai e mãe).
Na gestação já pode-se identificar algum problema emocional da mãe. Tratando-a durante a gravidez, há menos riscos e/ou consequências para o pós-parto. A mãe é quem mais estimula o bebê para sua interação com o mundo. Se a mãe não está bem emocionalmente, o bebê pode ser menos estimulado, tendo problemas cognitivos e em seu desenvolvimento futuro.
Quando o bebê chega na vida de uma mãe e um pai, acarreta uma série de grandes transformações psíquicas e emocionais de ambos. As transições e reajustamentos serão exigidos aos dois. Sentimentos ambivalentes podem ser vivenciados tais como alegria, angústia, orgulho, medo, ansiedade, preocupação, excitação. Pais atentos à suas próprias questões emocionais estarão mais sensíveis para perceber as necessidades de seu bebê.
Uma psicoterapia poderá ajudar na construção de um ambiente favorável para que esse processo incrível e tão importante da maternidade e paternidade floresçam. Por isso, observando-se a necessidade de cada um para a psicoterapia, tanto o pai quanto a mãe poderão se beneficiar deste espaço, em qualquer etapa da perinatalidade ou parentalidade.
Mas quando buscar uma psicoterapia? Em que ela poderá ajudar?
Atendimento clínico em consultório ou domicílio (se necessário).
Valores sob consulta.
Atendimento particular – convênios somente através de reembolso.
© 2018 Psique Materna – Todos os direitos reservados.