Menu

Facebook

@psiquematerna

Instagram

@marianepaula.psicologa

Fone e WhatsApp

(11) 9.7391-7419

Consultório

Campesina, Osasco - SP

E-mail

contato@psiquematerna.com.br

Psicologia Perinatal & Psicoterapia

A Psicologia Perinatal é o campo de estudo dos fenômenos psíquicos ligados ao ciclo gravídico-puerperal, ou seja, aos eventos emocionais em “torno do parto” – gravidez, parto e pós-parto. Aqui na Psique Materna, usamos o termo perinatalidade, com uma ideia mais ampla, que não se restringe à gravidez e ao período imediato do parto, mas inclui as fases que antecedem e ultrapassam à gestação e ao pós-parto, assim como seus efeitos sobre a relação entre pais e seus filhos (parentalidade – do inglês, “parents”, que significa pai e mãe. Ou seja, parentalidade é o exercício dessas funções de ser pai e mãe).  

Na gestação já pode-se identificar algum problema emocional da mãe. Tratando-a durante a gravidez, há menos riscos e/ou consequências para o pós-parto. A mãe é quem mais estimula o bebê para sua interação com o mundo. Se a mãe não está bem emocionalmente, o bebê pode ser menos estimulado, tendo problemas cognitivos e em seu desenvolvimento futuro.

Quando o bebê chega na vida de uma mãe e um pai, acarreta uma série de grandes transformações psíquicas e emocionais de ambos. As transições e reajustamentos serão exigidos aos dois. Sentimentos ambivalentes podem ser vivenciados tais como alegria, angústia, orgulho, medo, ansiedade, preocupação, excitação. Pais atentos à suas próprias questões emocionais estarão mais sensíveis para perceber as necessidades de seu bebê.

Uma psicoterapia poderá ajudar na construção de um ambiente favorável para que esse processo incrível e tão importante da maternidade e paternidade floresçam. Por isso, observando-se a necessidade de cada um para a psicoterapia, tanto o pai quanto a mãe poderão se beneficiar deste espaço, em qualquer etapa da perinatalidade ou parentalidade.

Mas quando buscar uma psicoterapia? Em que ela poderá ajudar?

  • Preparação para o parto e acolhimento do bebê
  • Preparação para as funções materna e paterna
  • Apoio emocional à gestante, promovendo o seu bem-estar psíquico
  • Acompanhamento e apoio à gestante nas adaptações biológicas, psicológicas e sociais vividas ao longo da gestação
  • Psico educação: compreensão de como os aspectos cognitivos e emocionais influenciam a vida da mãe e do bebê nessa fase, e como isso interfere na dinâmica familiar como um todo
  • Acompanhamento terapêutico em situações de risco associadas à gestação (gravidez de risco, gravidez não desejada, perdas gestacionais, depressão anterior, fobias, ansiedade generalizada, entre outros)
  • Acompanhamento terapêutico no pós-parto, para casos de depressão pós-parto, dificuldades com a amamentação, dificuldades no estabelecimento de vínculo com o bebê, entre outros
  • Acompanhamento terapêutico parental, entendendo o processo da construção da parentalidade, com todos os seus sentimentos ambivalentes; o bebê real e o imaginário, a nova organização familiar, a relação do casal, entre outros

 

  • Informações:

Atendimento clínico em consultório ou domicílio (se necessário).

Valores sob consulta.

Atendimento particular – convênios somente através de reembolso.


 

© 2018 Psique Materna – Todos os direitos reservados.